Montoito é uma Freguesia Portuguesa do Concelho de Redondo que se situa na região do Alentejo. Possui 61,81Km2 de área e 1298 habitantes (censos 2011). A sua densidade populacional é de 21h/km2.

Foi fundada em 1270 e foi sede de Concelho entre 1517 e o início do século XIX, sendo constituída por uma freguesia e tinha 704 habitantes em 1801, atualmente Montoito detém a categoria de vila, existem duas igrejas: a Matriz de Nossa Senhora da Assunção, situada no extremo sul da localidade, pegada ao cemitério, e a Igreja do Espírito Santo que está co centro da povoação, desconhecendo-se a altura em que ambas foram construídas. O coreto situado na praça 9 de Abril, existiu em tempos um hospício anexo com “a roda dos enjeitados” dependente da Ordem de Malta que funcionava como Misericórdia e que está perpetuado no nome da travessa onde existiu “Travessa do Hospital”.

Foi uma antiga Comenda da Ordem do Hospital de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta, ou apenas Ordem de Malta, como hoje se denomina. Razão pela qual o brasão autárquico ostenta a Cruz de Malta.

A Freguesia de Montoito é constituída pelas Aldeias de Montoito e Falcoeiras.

Aldeias de Montoito, aglomerado com caraterísticas semelhantes a Montoito, que apresenta a presença de tipologias de influência mais urbana e uma maior volumetria dominante. Conjuntamente com a sede de Freguesia, constitui um pequeno sistema urbano que polariza o sul do Concelho.

Tem registado algum crescimento periférico ao longo das vias principais.

Falcoeiras, aglomerado tradicional consolidado, com uma imagem urbana característica sendo o seu crescimento limitado por condicionantes naturais.

 Os habitantes da Freguesia de Montoito dedicam-se essencialmente à agricultura, salientando-se a cultura da vinha, olival, milho, girassol e à cultura de árvores de Frutos Secos.

Na Freguesia de Montoito existem Quatro Indústrias Transformadoras de Carne, Três Queijarias, Uma Adega, Um Lagar e Quatro Padarias.